Projeções iUM: Listas A, D e E vencem Eleições AAUM com recorde mínimo de abstenção

Projeção do iUM dá vitória às listas de Duarte Lopes, Jacinta Sampaio e Inês Batista. A abstenção cai para um novo recorde mínimo. As eleições dos órgãos sociais da AAUM acontecem esta terça-feira.

A sondagem do iUM recolheu 264 respostas, através de um questionário online, de estudantes eleitores da academia minhota de vários cursos. A margem de erro é de sete porcento.

Depois de, no ano passado, a abstenção registar o valor mais baixo dos últimos quatro anos (78,4%), a percentagem cai novamente para valores que vão dos 18 a 32%, um novo recorde mínimo.

Segundo as projeções exclusivas do iUM, Duarte Lopes é quem se segue na presidência da Direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), com 36 a 50%. Em segundo lugar fica Hélder Matos, da Lista P, com 24 a 38% dos votos. Em terceiro e último lugar, os estudantes minhotos colocam a Lista M, de Lucas Rodrigues, com 13 a 27% das intenções de voto. De um a 13% dos votos ficam em branco.

Projeções iUM – Direção

A Mesa da Reunião Geral de Alunos fica entregue à lista de Jacinta Sampaio, Lista D, que obtém 34 a 48% dos votos. Em segundo lugar fica a Lista B, encabeçada por David Ribeiro, com 19 a 33% dos votos. Em branco ficam 27 a 41% dos votos.

Projeções iUM – Mesa da Reunião Geral de Alunos

Na eleição do Conselho Fiscal e Jurisdicional são eleitos os nove membros por Método de Hondt. A Lista E de Inês Batista elege seis membros, com 35 a 49% dos votos, e a Lista C de José Diogo Soares elege três membros, com 17 a 31% dos votos. De 26 a 40% dos votos ficam em branco.

Projeções iUM – Conselho Fiscal e Jurisdicional

As eleições para os Órgãos da AAUM são realizados através da plataforma eVotUM. Estão registados 17736 eleitores. Os resultados são conhecidos ao final do dia.


Ficha técnica da sondagem:

Esta sondagem foi realizada pelo iUM – Jornal Universitário do Minho entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2021. O universo alvo é composto pelos estudantes eleitores que frequentam os diversos cursos da Universidade do Minho. A recolha de intenções de voto foi recolhida através de um formulário online, partilhado por vários cursos da academia minhota. Foram obtidos 264 inquéritos válidos. De seguida foi feita a proporção entre as respostas obtidas e os inquiridos. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 264 inquiridos, dentro do número de eleitores 17736, é de 7%, com um nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário